Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

OURIQ

Um diário trasladado

OURIQ

Um diário trasladado

30
Mar18

O plágio de João Botelho


Eremita

download.jpg

fonte

Para que fique claro: o meu fascínio por casos de plágio não é apenas revelador do desejo de assistir à miséria moral dos outros, pois denuncia sobretudo o meu medo de um dia ser apanhado a plagiar. É uma espécie de síndrome do impostor, mas vivida por antecipação - creio que ainda não figura no Diagnostic and Satistical Manual of Mental Disorders.

 

“Sou o autor do filme “A Peregrinação” e durante meses, nesta ‘arte de vampiro’ que é afinal o cinema, li, consultei, adaptei e reescrevi cenas para a minha curta adaptação da vida e do livro de viagens de Fernão Mendes Pinto. Na verdade, o seu romance, o Corsário dos Sete Mares, foi forte inspiração para alguma s cenas do filme, as da China... (...) É evidente que devia ter insistido três, quatro vezes [no contacto]. Mas meteu-se a produção – trabalhosa, longa e difícil. Tive o cuidado de colocar em primeiro lugar nos agradecimentos, no genérico final do filme, o seu nome. É pouco, eu sei. Eu e o produtor aceitamos a sugestão da sua editora para colocar uma cinta com os dizeres: ‘Inclui episódios adaptados do romance O Corsário dos Sete Mares’. Perdoe-me.” João Botelho, citado no Hoje Macau

Como me dizem várias pessoas que trabalham ou trabalharam no teatro e no cinema, estes abusos são frequentes. Não me refiro apenas a casos de plágio e falta de respeito pelos direitos de autor, mas a todo o tipo de apropriações, nomeadamente do tempo e esforço de outros, cujo trabalho tentam fazer passar por colaboração voluntária ou pagam mal e a más horas, se é que pagam. Pelo que me contam, não são apenas caloteiros medíocres, mas também de grandes nomes do meio, figuras carismáticas, admiradas pela sua grande capacidade de produção.

9 comentários

  • Imagem de perfil

    Eremita

    02.04.18

    O Paulo Branco é apenas o exemplo mais conhecido.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo

    02.04.18

    Então é uma questão de brio profissional ou corporativo.de qualquer modo esse é o mais importante na área creio.
    Nelson
  • Sem imagem de perfil

    RFC

    02.04.18

    É uma história completamente idiota (e completamente fora de tempo porque o tipo já não vai para novo e, entre o esquecimento próprio da idade, lembrou-se de abrir, agora, uma porta para se reanalisar toda a sua obra cinematográfica... ir às fichas técnicas respectivas e fazer-se o state of the art das suas adaptações), idiota assim, esta a do João Botelho. E um desrespeito, paradoxal, em que se pretende iluminar o original dos Grandes, mas em que parece haver uma secundarização das coisas literárias inspiradas em como sucede com a praga do romance-histórico. Adaptações: recordo-me da atmosfera a preto e branco dos Tempos Difíceis que era, assumidamente, inspirada no clássico do Charles Dickens e tinha todo sentido em sê-lo; os heterónimos do Pessoa, a personagem percorrendo a cidade no seu tempo; ou Eça e, aqui, os estudos sobre Eça de Queiroz podem ser um problema porque existia, em 2017, uma enormidade de perspectivas... e até a MFM, o biografou!].

    Nota. «Perdoe-m.”», e esta falta do e é uma cena artística da tua autoria Eremita? Uma originalidade?

    ______-

    Na sua terceira longa-metragem, João Botelho adapta o romance homónimo de Charles Dickens, mas o mundo do escritor vitoriano é facilmente identificado com a realidade portuguesa ("Tempos Difíceis, Este Tempo"). Num lugarejo, o "Poço do Mundo", que é um microcosmo social, convivem a riqueza e a pobreza mais extrema, a cultura e a ignorância, a perversidade e a inocência. De Dickens a Botelho o filtro é de D.W. Griffith, com um rosto feminino, Julia Britton que parece saída de um dos melodramas do mestre americano.

    No P., online.
  • Imagem de perfil

    Eremita

    02.04.18

    Não, foi descuido.
  • Sem imagem de perfil

    RFC

    02.04.18

    Estava ali às claras, pensei que outro alguém chamaria a atenção.

    Nota. Mãe, aqueles morcões puseram-me os dois olhos à Belenenses!
    (87': isto está feito, 2-0! Que vos pareceis, ...?)
  • Sem imagem de perfil

    RFC

    02.04.18

    João Botelho, ainda: sendo ele um benfiquista e dos bons, se calhar distrai-se com as coisas que se passam na zona dos Jerónimos!

    Que vos pareceis, bis?
  • Sem imagem de perfil

    RFC

    05.04.18

    Aqui TiToToTa-se (tudo com Tê, TorTanTo):

    Sporting no Natal,
    Porto no Carnaval
    e o Benfica no Marquês de Pombal!

    @SLBenfica
    #CarregaBenfica
  • Perfil Facebook

    Ali Muhamed

    24.04.18

    @RFC Pimba 0-1 em casa, está feito, parece-me que o mouro magrebino comemorou demasiado cedo, tipica avestruz sem caracter, esconda a cabeça na areia agora.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Pesquisar

    Comentários recentes

    • Anónimo

      Envelhecer é uma merda! Estava com saudades tuas, ...

    • Jorge Muchagato

      Saúdo vivamente o regresso dos textos de O Ourique...

    • Anónimo

      Nem eu...

    • Plúvio

      Ignoro com que sensação o Eremita publicou estas 1...

    • AG

      Significado de Imbecil ... adjetivo Desprovido de ...

    Links

    WEEKLY DIGESTS

    BLOGS

    REVISTAS LITERÁRIAS [port]

    REVISTAS LITERÁRIAS [estrangeiras]

    GUITARRA

    CULTURA

    SERVIÇOS OURIQ

    SÉRIES 2019-

    IMPRENSA ALENTEJANA

    JUDIARIA

    Arquivo

      1. 2023
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2022
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2021
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2020
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2019
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2018
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2017
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2016
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2015
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2014
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2013
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2012
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2011
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2010
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2009
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2008
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D