Blogs preferidos
Eremita
Tenho o vício de julgar que todas as mulheres que escrevem bem tentam imitar Agustina Bessa-Luís, o que não pode estar certo. Mas agora que a moda é as mamãs escreverem prosa muito pouco maternal para chocar a burguesia, vejo no blog Mãe Preocupada, ainda que por vezes excessivamente "bem escrito", os estimáveis traços da intemporalidade agustiniana.
O blog O Elogio da Derrota é outra das minhas preferências. Se ninguém ultrapassa Philip Roth na arte do monólogo, não há blog nacional que cultive tão bem as embirrações em prosa. Infelizmente, o autor escreve pouco e sem regularidade, o que me deixa com sintomas de privação.
Por fim, o desconcertante Homem à Janela, que espero ser já leitura obrigatória para todos os jovens que andam pelos jornais a brincar à crítica literária. Ainda não me aventurei na ficção de Alberto Velho Nogueira, por me parecer que requer uma combinação improvável de paz de espírito, conquista social recente, estabilidade financeira e tranquilidade doméstica, mas não desisto de a alcançar.