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OURIQ

Um diário trasladado

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17
Jan15

6


Eremita

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Importa realçar o trilinguismo de Julião. Filho de mãe belga e com um pai adepto da cultura norte-americana, Julião cresceu alternando o francês com o português em casa e dominando o inglês na Carlucci American International School of Lisbon, instituição onde teria feito todo o liceu, não fosse ter saído em ruptura num momento em que chegou a ponderar uma adesão à Juventude Comunista Portuguesa e, com uma visão do mundo já moldada por centenas de horas de vídeos sobre o política norte-americana nos anos 70, o Verão Quente e as actividades do grupo Carlyle, passou a ser um imperativo de consciência cortar qualquer vínculo com o nome "Frank C. Carlucci". A frequência do décimo segundo ano numa escola pública, sem amigos nem os estímulos e rotinas a que estava habituado no colégio, só reforçaram o vício do Youtube. Julião passou a sistematizar as suas pesquisas e a impor algumas regras, como respeitar uma quota vaga que deveria andar por volta dos 30% de francofonia, privilegiar o documentário ao debate e o debate à notícia, ver pelo menos os 10% iniciais do conteúdo antes de desistir, ouvir os dois lados, evitar programas de humor, ignorar os jovens e não perder tempo com vídeos de opinião amadores, em particular aqueles em que o opinador se dirige ao mundo de um quarto desarrumado ou com mobiliário IKEA. Julião disciplinava-se para aprofundar áreas em que se sentia frágil e pressentia que poderiam vir a ser úteis, como a Filosofia, a História e a Retórica. Invariavelmente, a abordagem era cronológica e iniciava-se com os Gregos. Mas o essencial  do "processo" (sic) de Julião era a "fulanização exaustiva" (sic). Adoptando para o online o método anunciado com desconcertante orgulho por Michel Onfray, a saber, ler tudo, incluindo a obra, a biografia e a correspondência, Julião via todos os vídeos de um autor antes de passar ao autor seguinte. Daí ele poder dizer que estava na semana Onfray, Dawkins, Bataille (durou dois dias, em rigor), FinkielkrautTariq Ramadan, Friedman, Amis, Vidal, Chomsky, Buckley ou Hitchens (Christopher antes de Peter), entre dezenas de outros fazedores de opinião, divulgadores, filósofos,  artistas, políticos e diletantes. O discurso de Julião ficava assim muito vulnerável a picos de sapiência transiente, tanto na substância como na forma, mas ao jantar os pais eram um público predisposto ao aplauso. Os problemas só começaram a surgir quando, além do discurso exercitado em casa, também certos gestos de Julião passaram a reflectir a obsessão da semana. Um exemplo extremo foi o primeiro vídeo de galanteio enviado por ele. Enquanto os seus colegas partilhavam canções das bandas da moda, não forçosamente delicodoces, mas capazes de anunciar um pretendente sensível ou cúmplice, Julião sentiu-se tentado a desafiar a rapariga com um vídeo de Soral, o ex-Front Nacional, polemicista, conspiracionista, antissemita e misógino, só porque nessa semana andava fascinado com o bordão "Gauche du travail, droite des valeurs". Não resultou. 

 

 

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