12
Eremita
ACRA: por uma questão de economia, cito o alemão que ainda hoje fará a sua aparição no diário: "all the big cities in developing countries look the same. I hate them". Um bem-estar económico de séculos faz às cidades o que, segundo Tolstoy, a infelicidade faz às famílias: diversifica-as. Caso contrário, a norma é uma indiferenciada desordem. Ora, não é preciso cursar urbanismo para rebater esta afirmação tão peremptória, tal como nem só os terapeutas familiares suspeitarão do rigor da frase de Tolstoy, mas o nome do russo desencorajará alguns do reparo e assim se explica a associação - aqui nota-se que comecei a escrever este trecho depois de ler umas 10 páginas de Saramago (é embaraçosa a permeabilidade do meu estilo).
Acra amanheceu filtrada pelos cortinados do nosso quarto, que eram de um tecido aveludado muito pouco apropriado para o clima tropical, ao ponto de a sua simples contemplação induzir um ligeiro sufoco. O clima de Acra, pelo menos em Dezembro, é a atmosfera de Julho em Nova Iorque cruzada com o céu da Paris de Fevereiro - conto recorrer a esta técnica dos híbridos úteis (a fórmula anglófila x meets y) para imprimir fluidez às descrições, evitando adjectivos e fazendo fé no consciente colectivo. Valeu-nos durante a noite o ar condicionado e também uma gigantesca ventoinha, que desempenha o papel adicional de dificultar a aterragem dos mosquitos sobre a nossa pele, algo que não é um mero capricho pois o Gana é uma área endémica de malária.
Acra é uma cidade sem monumentos - nem centro histórico, nem estátua do libertador a livrar o país dos últimos colonizadores - e com um tráfego infernal. A vida decorre na berma das estradas e sobre o traço descontínuo, onde tudo se vende: um gigantesco quadro do Jesus Cristo de olho azul, traços finos, pele rosada e barba aparada, parecido com um que a minha avó madeirense tinha, mapas do Gana, tapetes para os carros, artesanato, snacks, água em pequenos sacos de plástico. Também há bíblias, mas são gratuitas - o país é de protestantes e não deve haver um Tolentino local que justifique edições esmeradas.