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OURIQ

Um diário trasladado

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02
Set09

O álbum (VII)


Eremita

 Considerandos deontológicos

 

É lícito reciclar uma canção? Veio uma enorme vontade de recuperar para o Ouriquense a única canção que consegui terminar,  também a única que já foi apresentada ao grande público e até emitida em FM. Escrita a pensar numa mulher (o costume), descreve um encontro numa praia, que agora tenho vontade de transformar na praia da Galé, um lugar pertencente ao  arco geográfico aqui descrito. O refrão da canção ("só") nunca me satisfez, apesar de presciente. De resto, Jorge Palma tem uma canção ou um álbum com a mesma palavra, o que me esmaga. A solução foi substituir "só" por "Galé". Aproveitarei também para mudar o último terço, que estava uma boa merda. Aqui ficam os dois primeiros terços, já na nova versão.

 

Galé


Galé

Galé

Galé


(ponte)


Um grito e já sou eu

Um toque teu e o céu

Azul não esconde mais


Galé


Um toque teu discreto

Por certo estou

Tão perto e o céu

Aberto ao fundo

O mar e o mundo


Galé

Galé

Galé


(ponte)


Um fado em surdina

Espraiando-se ao lado

E ao largo as corvinas


Galé


Tal como um galeão

O rosto vai

O rasto fica

E sol no sal

Faz a tarde dita


E há noite, do mar

Vem dançar na praia

Ao som dos metais

Que tocam tangos sem* coreto

E eu danço com ela

Faço oitos no areal

E em riso e segredo vai dizendo

"Danças mesmo muito mal"


E olhos nos olhos

E pele na escama

Sabes, eu não nado como danço

"Leva-me contigo", digo eu

"Não", diz ela

"O fundo do mar

Não é porto de abrigo"

 

(falta o último terço)

 

"Que tocam tangos no coreto", no original, foi substituído. É claro que a alteração revela um entendimento algo literal de um verso construído para explorar as potencialidades rítmicas do "t"  e em que "coreto" remete sobretudo para uma época perdida, mais do que para um coreto em concreto. Mas não havendo coreto na praia da Galé, está decidido.

 

PS: uma leitora (ver comentários) levanta a suspeita de a alteração corromper a métrica da canção. Na verdade, a canção ajustou-se à letra, isto é, a alteração na letra provocou uma alteração na melodia. Em todo o caso, reconheço que a série "o álbum" ameaça vir a ser um longo exercício sobre canções que nunca ninguém ouviu, a começar pelo autor. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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