Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2010
Segunda-feira, 18 de Janeiro, 2010

 

 

Das weisse band é o filme do ano a estrear em 2010 e suspeito que manterá o título até Dezembro. Com a morte de Rohmer, acentuou-se uma tendência: há referências a "contos morais" por todo o lado. Mas o que não é um conto moral, afinal? Lethal Weapon II não é um conto moral? Precisamos de um critério de demarcação, caso contrário vamos fazer da designação "conto moral" o que fizemos com a "condição humana", hoje reduzida a um cliché que já nada descreve. É neste contexto que o filme de Haneke tem uma função pedagógica. Não no sentido de ser moralista, obviamente. Não no sentido em que Haneke é por vezes demasiado explícito. E nem sequer por nos lembrar que The Age of Innocence era um filme optimista, pois o realizador mostra que a perda da inocência acontece logo na infância ou na adolescência e não na idade adulta. Haneke apenas nos ensina que o conto moral tem de bater num certo lugar da consciência, que está sempre à espera que o visitem. Brodsky escreveu que a consciência nasce com a primeira mentira, mas estava errado. A consciência nasce com o primeiro remorso. O que é então um conto moral? É qualquer história que seja incompreensível para o menino da imagem, a única criatura que no filme mantém a inocência.

 


tags:

Eremita às 10:19
# | comentar

2 comentários:
De tentilhão a 18 de Janeiro de 2010 às 15:24
Lethal Weapon II is a powerful moral examination of the failings of south africa's apartheid government, and is not to be confused with the escapist entertainment of Lethal Weapon I, III and IV


De acephalus a 19 de Janeiro de 2010 às 05:44
A Época da Inocência "era um filme optimista, pois o realizador mostra que a perda da inocência acontece logo na infância ou na adolescência e não na idade adulta."

Não poderíamos, eu e tu, dizer (para nós mesmos e para todo o resto) que é pessimista precisamente pela mesma razão?


Comentar post

.pesquisar neste blog
 
.Março 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
14
15
17

22
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Marcação homem a homem

. Dijsselbloem dixit

. "Agustina já não vende"

. Estilo e catarse

. Tough call

.arquivos
.tags

. todas as tags

.links
.subscrever feeds